Facebook Twitter RSS
banner

[HQ] VERTIGO #29/30 - Quer começar a ler quadrinhos? Comece por aqui!

A gente ama quadrinhos, né? Se sua resposta foi "eu mesmo não...", favor se retirar e ingerir aquele líquido preto ali na cozinha. É, aquele mesmo com uma caveira na garrafa. Acontece que as principais obras que a gente tanto idolatra são HQ's, graphic novels, ou pelo menos baseado em alguma dessas alternativas. Só que acompanhar revistas esporádicas no Brasil é lenha, e a gente acaba optando por comprar aqueles encadernados bacanudos de cinquenta reais.

Maaaaaaaas, venho por meio desta trazer-lhes uma ÓTIMA notícia caso você seja daqueles apreciadores da nona arte, mas que não sabe por onde começar a ler. Sai muita coisa, tudo embaralhado, histórias já pela metade... Por onde diabos começar? E a resposta é: VERTIGO Nº 29.


Para os desentendidos, Vertigo é um selo da DC onde a editora publica histórias mais adultas, voltada pra um outro público que não o dos heróis espalhafatosos da Distinta Concorrência. Talvez o representante mais conhecido da Vertigo seja o saudoso John Constantine.

A Vertigo Nº 29 foi uma benção para este que vos fala, porque há muito, muito tempo fico namorando as revistas nas bancas da cidade, sempre naquela vontade, mas sabendo que nunca daria muito certo. Só que essa edição foi uma espécie de "agora ou nunca". Não dá pra deixar passar essa mamata gostosinha de QUATRO arcos começando em uma revista. Ou seja, nada de ficar perdido, vamos acompanhar tudo do princípio (ou quase tudo).

Na verdade, temos uma história totalmente inédita, Homem do Espaço (destaque das capas das edições), com roteiro de Brian Azzarello e arte de Eduardo Risso, que se você manja um pouquinho que seja de quadrinhos, sabe que os caras são mega renomados graças à fodalhona 100 Balas. Outras três histórias já são estabelecidas, mas iniciam arcos novos e dá pra se adaptar facilmente. São elas: Vampiro Americano, Casa dos Mistérios e Escalpo. E tem ainda a presença do já citado John Constantine, com a Hellblazer, que a gente pega a história já um tanto desenrolada, mas a partir da edição 30 (que já está nas bancas), inicia-se uma nova "aventura", partindo do ponto em que a passada acabou.


HOMEM DO ESPAÇO


Apesar de ser o destaque das edições até agora, Homem do Espaço não me cativou ainda. Um tanto confusa e demorando um pouco pra engatar, ela conta a história de Orson, um dos homens criados em um projeto da NASA para gerar seres humanos geneticamente melhorados para resistirem a uma viagem até Marte. A parte mais interessante, além da ótima arte de Eduardo Risso, é a discussão a respeito da aceitação da população com esses homens. O velho dilema de "brincar de Deus" e toda essa marotagem.

Acontece que esses "super humanos" não valem mais o que o gato enterra e vivem numa miséria foda, e Orson acaba se vendo no meio de uma trama com uma pivetinha órfã que tava participando de um reality show mega bizarro (assim como tudo no futuro). Pois é, eu também fiquei com essa sensação de perdido até agora, resta saber se a história vai nos surpreender ou não.


ESCALPO


Já Escalpo me agradou muito mais. Mostra os conflitos de uma reserva indígena cheia de chefões perigosos e mafiosos prontos pra iniciar uma guerra civil monstruosa. Trama mega adulta, cheia de palavrões, tiros e sangue, e o roteiro de Jason Aaron que já intriga logo na primeira edição, a série até agora se mostra uma das minhas favoritas.


Ela já tem alguns personagens que você vai demorar um pouco pra se acostumar, pois são pré-estabelecidos e tem uma importância relevante pra trama. Mas não demora muito pra entender o que cada um representa ali dentro. 


O desenho é sensacional, mas o que chamam mesmo atenção é a coragem do roteiro que não exita em usar da violência pra provocar o caos.






VAMPIRO AMERICANO
A série já é conhecida do público leitor de quadrinhos, então não tenho muito o que discorrer aqui. As edições 29 e 30 começam a contar a história de Skinner Sweet e Jim Book, irmãos de criação que cresceram juntos e viraram espécies de pistoleiros no velho oeste, combatendo índios. Adicione a isso a mitologia vampiresca habitual da série, e pode agradar a uma porrada de gente cansada de vampiros boiolinhas que brilham no sol.

A menor das séries da revista, terá apenas três partes, mas deixa um cliffhanger interessante, que te deixa curioso pra saber como terminará.









HELLBLAZER




A edição 29 começa com uma situação caótica já formada, que acaba colocando Constantine em, segundo a revista, a pior cilada em que ele já se meteu. Demora um bocado pra nos habituarmos com o que aconteceu, quem são os personagens, qual é a do rato falante e a trama com os três filhos de JC. O único detalhe que não me apeteceu muito na edição 29 foram os desenhos de Giuseppe Camuncoli, que na minha opinião não casaram com o clima da história.

Só que aí vem a edição 30 e TUDO MELHORA na história. Leonardo Manco assume os desenhos, com um traço bem mais sujo e realista, e o início do arco "Na Terra para onde vão os Mortos" é deveras do caralho.




CASA DOS MISTÉRIOS


De longe minha história favorita da atual fase da Vertigo, o arco "Sob Nova Direção" de "Casa dos Mistérios" me apresentou elementos mais atrativos que sua própria história linear, como por exemplo a ambientação proporcionada pelos desenhos de Luca Rossi. A maneira como a Casa dos Mistérios é apresentada, saindo de um mundo realista e indo para um cheio de monstros, orcs e criaturas fantásticas, me lembrou até os trabalhos de Guillermo Del Toro.

Outra sacada que me atraiu muito foi a simples ideia de que, na Casa dos Mistérios, você paga sua bebida contando uma história. Parece até bobagem, mas a maneira como isso se desenrola é sensacional, já que quando a história começa, ela é desenhada por outra pessoa, mudando totalmente o estilo da revista. Na edição 29 ela é desenhada por nada mais, nada menos que Sergio Aragonés (criador do genial Groo).

Ah, antes que eu me esqueça, a história conta com um goblin gay. E isso é foda. 


E é isso aí, jovens. Se você ainda não começou a ler quadrinhos por falta de oportunidade, ela está a uma banca de distância. Garanto que você não vai se arrepender.


SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati
Author: admin
Lorem ipsum dolor sit amet, contetur adipcing elit, sed do eiusmod temor incidunt ut labore et dolore agna aliqua. Lorem ipsum dolor sit amet.