Série de TV - Dexter
Aproveitando o final da quarta temporada (aqui), da quinta (lá fora) e do início de exibição na TV aberta, Dexter estreia a nossa Coluna TV.
Dexter Morgan vive em Miami, trabalha como analista de sangue, tem uma irmã boca suja, um namoro com uma mãe de dois filhos e nas horas vagas, mata pessoas. Uma vida normal, exceto, é claro... por namorar uma mãe de dois filhos. Ok, brincadeiras à parte, é sobre esse assassino serial que se trata a série de sucesso da Showtime, exibida por aqui pelo FX e pela Rede TV!.
Mas nem tudo é tão preto no branco. Dexter, no final das contas, não é uma má pessoa. Apenas alguém com um passado traumático, que não optou por ser um sociopata. Acontece que seu pai adotivo, Harry, lhe ensinou um certo código para canalizar seus impulsos e usá-los para punir aqueles à margem da sociedade, que a justiça não condenou. Assim, Dexter leva a vida tentando passar uma imagem de pessoa normal, quando na verdade, é quase que incapaz de ter sentimentos por outras pessoas, enquanto na calada da noite, alimenta seu Passageiro Sombrio.
Da sua necessidade de manter aparências, surge o relacionamento com Rita e seus filhos Astor e Cody. E ao decorrer das temporadas, é bem intrigante ver a dúvida que vai surgindo em torno do nosso protagonista, se o que ele sente é real, se ele realmente está começando a se importar com alguém. E daí vem toda a humanização do personagem, que é o foco da série.
Impossível não comparar o personagem com Batman. A própria série brinca com isso em alguns momentos. E ainda levanta algumas questões. Afinal, seus atos não são nada louváveis, mas de certa forma, limpa a cidade. Chamá-lo de assassino seria correto, mas talvez, se as pessoas não tivessem escrúpulos que as impedissem, elas não fariam o mesmo? É correto fazer justiça com as próprias mãos?
Destaque para a atuação de Michael C. Hall como Dexter, que consegue passar a imagem de homem sem sentimentos tentando parecer normal, sem sucesso na maioria das vezes; e ainda mudar completamente de persona quando "recebe" o seu Passageiro Sombrio e vira o Dexter Serial Killer, perigoso e implacável.
Recomendação máxima de uma das melhores séries da atualidade, vale a pena ir atrás dos DVD's ou dar seus pulos para assistir os episódios antigos e esperar pelas novas temporadas que já foram anunciadas pelo diretor da Showtime.