Facebook Twitter RSS
banner

Clássicos - Clube da Luta

Reativando a coluna clássicos com um filmaço do diretor David Fincher, que revolucionou os Plot Twists e a complexidade dos personagens


O clube da luta, é uma associação formada por Tyler Durden (Brad Pitt), um vendedor autônomo de sabão e que prega a abdicação do materialismo, e o personagem sem nome vivido por Edward Norton (mas, que por aí é chamado também de Jack), um executivo empregado na área de seguros automobilísticos. Os dois se conhecem em meio a crises do personagem do Sr. Norton, que não consegue dormir e sente-se intimidado por uma frequentadora dos seus grupos de apoio, a viciada Marla Singer (Helena Bonham Carter). Daí surge uma certa afinidade entre Tyler e "Jack", que os leva a montar o clube da luta, um lugar onde eles extravasam suas tensões e problemáticas em combates sangrentos.

O filme é um marco cinematográfico por ser lançado num ano em que o consumismo se consolidava. As críticas mais pesadas sobre o consumo, além da violência crua e sem censura ajudaram a afastar a audiência desse cult. O filme em si gerou muitas frases famosas como: "With insomnia, nothing's real. Everything's far away. Everything's a copy of a copy of a copy/Com insônia nada é real. Tudo é longínquo. Tudo é uma cópia, de uma cópia, de uma cópia." e as famosas 8 regras do Clube da Luta:


  1. Não comente sobre o Clube da Luta.
  2. Nunca, jamais, comente sobre o clube da luta
  3. Quando alguém gritar "pára!", sinalizar ou desmaiar, a luta acaba.
  4. Somente duas pessoas por luta.
  5. Uma luta de cada vez.
  6. Sem camisa, sem sapatos.
  7. As lutas duram o tempo que for necessário.
  8. Se for a sua primeira noite no clube da luta, você tem que lutar.


Também vale lembrar que Clube da Luta inovou no conceito de mensagens subliminares (todas as presentes foram feitas no intuito de testar a atenção do espectador), vale a pena assistir o filme diversas vezes pra procurar as mensagens e descobrir pistas do Plot Twist.


Assim, Clube da Luta é definitivamente um filme cult, já que não atraiu grande público ao cinema mas que ganhou sua base de fãs (como este que vos fala xD) quando saiu para o mercado do DVD e VHS. Se você não viu, corra e assista por que além de revolucionário e genial ele é violentamente fodástico.

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati
Author: admin
Lorem ipsum dolor sit amet, contetur adipcing elit, sed do eiusmod temor incidunt ut labore et dolore agna aliqua. Lorem ipsum dolor sit amet.