[ESPECIAL VINGADORES / TOP 5] Maiores Vilões do Universo Marvel nos Cinemas
Luan Alencar, Yago Pontes
Muito bem, meus caros. Vamos começar com os preparativos para o vindouro filme da turminha mais agitada dos quadrinhos. Os Vingadores estreia nessa sexta-feira e hoje iniciamos nosso Especial Vingadores com nossa coluna mais amada. Portanto, estamos aqui para fazer um TOP 5 dos Maiores Vilões do Universo Marvel nos Cinemas. Desde o primeiro Homem de Ferro até Capitão América.
5º: Obadiah (Homem de Ferro)
Nosso glorioso Jeff Bridges interpreta, sem dúvida, o vilão mais fraquinho do universo que a Marvel Studios vem montando desde 2008. Veja bem, ele não é necessariamente um vilão fraco, mas é de longe o mais mal aproveitado. O primeiro Homem de Ferro é deveras aclamado por todo o público, sendo difícil encontrar alguém que vire a cara para o charme sensacional de Antônio Stark. Porém, ao fazer aquele flashback e relembrar porque o filme é bom, você vai lembrar das tiradas de Robert Downey Jr., da fuga da caverna com a Mark I, ou do voo com os caças... Mas o que você menos vai lembrar é de Obadiah.
Ele é o cara que tá sempre ali do lado de Tony Stark, comparecendo nos eventos enquanto o playboy milionário tá em um avião cheio de mulheres promíscuas mostrando o quão cool ele é. É óbvio pra todo mundo que ele quer tomar o poder completo das Indústrias Stark e mandar o Toninho para a ponte que partiu. É ai então que o modafoca dá um jeito de roubar a tecnologia do Homem de Ferro e fazer um bonequinho de lata que ele possa controlar e acabar com a felicidade do ferroso. Uma curiosidade é que a versão do vilão no filme é inspirada no Iron Monger dos quadrinhos.
4º: Emil Blonsky/Abominável (O Incrível Hulk)
Na quarta posição ficamos com o eterno Pumpkin, Tim Roth, que no Incrível Hulk faz o papel de Emil Blonsky. Apesar da troca de atores recorrente nos filmes do hulk, o Sr. Roth faz um belo trabalho interpretando o Abominável, mostrando-se um vilão vingativo, obsessivo, mas que peca na profundidade da razão de sua raiva. Mesmo assim garante cenas incríveis como a do ataque militar ao Hulk na Universidade e a empolgante cena final. Então, pela vingança sem muito motivo, Emil Blonsky/Abominável fica com o quarto lugar.
3º: Caveira Vermelha (Capitão América: O Primeiro Vingador)
NEIN! NEIN! NEIN, fellas! Oriundo das histórias do bandeiroso, temos na terceira colocação o Caveira Vermelha, vilão favorito do Adolfinho. Hugo Weaving faz um trabalho matrixal de interpretação, tão bom quanto o da equipe de maquilagem. Porém, o rosadinho é vítima de todo aquele maniqueísmo presente na Segunda Guerra Mundial, onde os lados do bem e do mal eram muito bem definidos, o que contribui para um personagem extremamente bidimensional, centrado apenas no objetivo, sem nenhum desvio, nem profundidade. Ele é mal, e apenas mal. Apesar disso, por movimentar a trama de um filme sensacional (superior a Incrível Hulk), damos a medalha a ele a medalha de bronze do TOP 5 de hoje.
2º: Whiplash (Homem de Ferro 2)
Na segunda colocação, temos a tiazinha nuclear, Whiplash. Apesar do vilão receber esse nome, vale ressaltar que no filme ele é resultado da junção de alguns vilões do Ferroman, como o próprio Whiplash (Chicote Negro) e o Dínamo Escarlate. No filme do ferroso, o Whiplash foi interpretado pelo botocado Mickey Rourke, e este constrói o personagem em cima dos erros das colocações anteriores, ou seja, na motivação e na profundidade que garante uma consistência ao mesmo.
Outro ponto genial desse personagem é sua "humanidade". Ivan Vanko não é o gênio do mal pomposo que arquiteta tudo em seu trono enquanto acaricia um gato siamês. Ele vai pra porrada, e o melhor, apanha. E muito. Assim como o herói que aprende com os erros, ele usa suas tentativas frustradas de acabar com a vida de Tony Stark para, tal qual o igualmente botocado Rocky Balboa, se levantar e trabalhar para ser melhor. E é por todas essas qualidades que Whiplash se mostra o segundo melhor vilão do Universo Marvel nos cinemas.
1º: Loki (Thor)
Nesse TOP 5 já vimos todos os tipos de vilões, mas nenhum deles possui tamanha profundidade com o herói como Loki e seu irmão de criação, Thor. Tom Hiddleston, acostumado a filmes mais cabeças, traz uma série de conflitos e desvios de caráter a Loki, que nos faz perceber seu desespero, suas dúvidas e suas ações.
São duas as cenas do blockbuster que demonstram a profundidade da motivação do personagem: A discussão com Odin, quando descobre sua descendência Jotun, e a discussão com Thor na Bifrost ao fim do filme, onde expõe seus motivos para seu ódio e ações. O filme evidencia claramente uma curva que acompanha o personagem de irmão secundário da família, passando para o vilão cheio de motivos pessoais para efetuar suas desgraças e fazer jus ao nome de Deus da Trapaça. E por toda essa carga, Loki fica com o primeiríssimo lugar nesse TOP 5.
Gostou? Odiou? Yago é awesome? Luan é escalafobético? Comente abaixo e dê sua opinião. E lembrem-se, faltam dois dias para AVENGERS! Até a próxima e AVANTE VINGADORES!