Facebook Twitter RSS
banner

[GAMES] Resenha: FIFA STREET

Luan Alencar

Apesar de alguns defeitos, série volta a ser MUITO VICIANTE!



Lembro demais de minhas idas às locadoras de PlayStation 2 com Gabriel pra jogar o primeiro FIFA Street naqueles controles com analógicos despedaçados pelos suados e determinados dedos de centenas de pivetes que gastavam dias e noites dominando as ruas com seus mirabolantes dribles.

Quando ganhei meu PS2 gastei muitos dias nesse jogo, porque tinha todos os chamarizes que me apeteciam. Em primeiro lugar, se tratava de um game futebolístico, não é mesmo Capitão Óbvio? Em segundo tinha as mãos da EA Sports que sempre achei muito superior que a Konami; e pra finalizar, ele era a minha espécie de guilty pleasure, já que sempre fui adepto do realismo da franquia FIFA, mas aqui eu podia explorar as pirações que o jogo oferecia.

Bom, os anos se passaram, veio o segundo jogo que eu vi muito pouco mas já não me atraiu muito, um terceiro bem qualquer nota para a nova geração e a série parecia ter caído no limbo. Foi aí que veio a notícia do reboot (por favor, parem de chamar de FIFA Street 4!) da série.

Beleza, também sou desses que não suporta mais ouvir a palavra reboot, porém, a ideia me pareceu muito boa. Por quê, ao invés de criarmos bonecos cartunescos bizarros jogando bola por aí, nós não utilizamos a engine do FIFA 12 (a.k.a. o melhor jogo de futebol de todos os tempos) e colocamos jogadores em vários modos de futebol de rua?

E não é que deu certo? A pegada ficou um pouco diferente daquela dos primeiros jogos da série. É como se tudo fosse um pouco mais plausível. Mas só um pouco. Os gráficos do FIFA original ficam bem harmônicos dentro do universo das ruas. Há algumas bem vindas alterações no modo de dribles para ficarem mais chamativos (afinal, o "joga bonito" é uma das principais características de FIFA Street) e o sistema de colisões adotados no FIFA 12 é uma mão na roda aqui. Mas nem sempre.



O principal problema é que nota-se claramente que é tudo uma adaptação do FIFA 12 para virar um FIFA Street. Não que isso seja ruim. A ideia é muito boa. Porém, faltaram alguns retoques, pois parece muitas vezes que as respostas tanto de jogadores quanto da bola, por exemplo, não se adequam perfeitamente a uma quadra pequena. Tente, por exemplo, efetuar um drible ou tocar a bola próximo às paredes na lateral da quadra. Ou ainda, veja a confusão que acontece quando dois ou mais jogadores vão de encontro à bola quando esta está em um canto de parede. Por outro lado, apesar de um pouco difíceis de dominar (FIFA sempre foi difícil, meu caro. Acostume-se), o sistema de dribles é bem divertido e eficiente. 

Os modos de jogo estão extremamente atrativos. Cada um com sua peculiaridade que ajuda a manter o interesse por mais tempo. Temos o clássico e autoexplicativo 5 Vs 5, onde é possível escolher times já existentes ou os que você libera ou cria no modo World Tour (chegaremos lá daqui a pouco) para jogar as já conhecidas partidas sem regras e cheias de firulas; tem ainda o novo modo Futsal, com jogadores uniformizados, um jogo com regras, faltas, laterais, escanteios, tudo bonitinho dentro de fodonas quadras de futebol de salão; o tenso e empolgante Last Man Standing, onde a regra é que o time que faz gol perde um jogador (imagine como é divertido humilhar seu amigo fazendo gol com um único cara contra quatro do time dele); sem esquecer do Panna Rules, onde vence quem fizer a maior quantidade de firulas imagináveis.

E por último o modo mais legal de FIFA Street, o World Tour. A espécie de "Modo Campanha" do jogo. Algo que sempre esteve presente na série, mas aqui está bem trabalhada como nunca é a sensação de progressão que o game te dá. Comece jogando verdadeiras peladas com mais dois malucos em quadrinhas mequetrefes no meio das ruas. Vá chamando atenção dos clubes locais, melhore suas habilidades, crie seu próprio time (com jogadores com quem você já jogou, criados por você, ou de amigos pela LIVE ou PSN), faça uniforme, escudo, inscreva-o nos campeonatos e vá vendo seus jogadores crescendo cada vez mais, partindo por competições regionais, passando pelas nacionais, continentais, até as internacionais.

Apesar de estar preso a uma fórmula que pode acabar enjoando com algum tempo, FIFA Street sabe como te deixar interessado por mais tempo. As competições vão liberando novos kits de camisas ou chuteiras, ou ainda novos lugares, por exemplo. Em cada área o objetivo é subir no ranking para poder se classificar para o campeonato principal do lugar, e você o faz jogando nos campeonatos de Futsal ou 5 vs 5, mas pode também ganhar experiência nas diferentes competições como Free Styles ou Last Man Standing. 


Com a mesma jogabilidade de FIFA 12, cenários bonitos e uma trilha sonora sensacional, FIFA Street vai lhe render ótimos momentos com seus amigos ou sozinho no modo campanha, fazendo os defeitos ficarem de lado frente à toda essa diversão.

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati
Author: admin
Lorem ipsum dolor sit amet, contetur adipcing elit, sed do eiusmod temor incidunt ut labore et dolore agna aliqua. Lorem ipsum dolor sit amet.